domingo, 2 de junho de 2013

RPG de Mesa / Papel (Tradicional): Como Jogar


Atualmente, diversas pessoas jogam ou já jogaram games virtuais de RPG, mas são poucas as que conhecem o RPG tradicional. Afinal, o que é esse RPG tradicional (conhecido como RPG de mesa ou de papel) e como jogá-lo?

Nesse tipo de jogo, é necessário muita improvisação: os jogadores assumem o papel dos personagens de cada história. É possível jogar com um livro de Role Playing, onde você segue um roteiro diante das possibilidades oferecidas, ou sendo guiado por um "Mestre", a pessoa que desenvolve a aventura.

E saibam que RPG traidicional não é só "coisa de nerd": o jogo traz muitos benefícios como o estímulo à criatividade e à imaginação.

A seguir, instruções básicas de como jogar RPG de mesa:

Início:
Deverá haver no mínimo dois jogadores, um será o mestre e os outros serão os personagens da aventura. O mestre deverá ser o mais experiente em RPG do grupo. Ele é quem cria a história, caso não haja um livro auxiliando a todos. Cada personagem deverá possuir uma folha de papel onde escreverá os seguintes dados a respeito do seu personagem:

Habilidade:
Habilidade é a perícia do jogador, a destreza ou habilidade física  (se seu personagem for um mago, sua habilidade equivale a sua magia). Para determinar sua habilidade, jogue um dado de seis faces e adicione seis ao número. O resultado será sua habilidade. A habilidade diminui e aumenta durante o jogo. Quando, em sua aventura, pedirem para testar sua habilidade, jogue dois dados de seis faces. Se a soma dos dois dados for igual ou menor que sua habilidade, você teve sucesso, mas se for maior, você falhou.

Energia:
A energia é o equivalente ao seus Health Points. Se seu índice de energia chegar a zero, você falhou sua missão e morre. Para determinar sua energia, jogue um dado de seis faces e adicione doze ao número. O resultado será sua energia. A energia diminui e aumenta durante o jogo.

Sorte:
A sorte mostra o quanto seu personagem é sortudo. não me diga Com mais sorte, há mais chance de sucesso durante o jogo. Para determinar sua sorte, jogue um dado de seis faces e adicione seis ao número. O resultado será a sua sorte. A sorte diminui e aumenta durante o jogo. Quando, em sua aventura, pedirem para testar sua sorte, jogue dois dados de seis faces. Se a soma dos dois dados for igual ou menor que sua sorte, você teve sucesso, mas se for maior, você falhou.

Batalhas:
É impossível não haver pelo menos uma batalha em sua aventura. O mestre que escolhe a habilidade da criatura. Observe o que fazer quando seu oponente surgir:

1- Jogue dois dados de seis faces e some o resultado ao índice de habilidade da criatura. Este será o índice de ataque da criatura.

2- Faça o mesmo para você, somando o resultado de dois dados de seis faces e adicionando a sua habilidade. Este será seu índice de ataque.

3- Se seu índice de ataque for maior do que seu oponente, você o atacou, causando a perda de dois pontos da energia do monstro.

4- Se o índice de ataque do monstro for maior que o seu, ele te ataca, e você perde dois pontos de energia.

5- Se o índice de ataque for igual, nenhum dos dois perde ponto de energia.

6- Façam isso até um de vocês morrer. Se você morrer, sua missão falha.

7- Você pode usar sua sorte em batalhas. Se você atacar um oponente com sucesso, é possível testar sua sorte. Se você for bem sucedido, o oponente perde 4 pontos de energia, mas se falhar, o oponente não perde nenhum ponto de energia. Quando você testa sua sorte, neste caso, sempre acaba por perder 1 ponto do seu índice de sorte.

8-Você também pode usar a sua sorte para se defender. Se o ataque do monstro for bem-sucedido, você pode testar sua sorte. Caso falhe, acaba perdendo 4 pontos de energia, mas se obtiver sucesso, não perde nenhum ponto de energia. Quando você testa sua sorte, neste caso, sempre acaba por perder 1 ponto do seu índice de sorte.

9- É possível tentar fugir da batalha usando a sorte. Para isso, retire dois pontos do seu índice de sorte. Teste a sorte e, se der certo, você foge. Se der errado, você continua na batalha.

10-Se na batalha houver mais de um oponente, você deve lutar com um de cada vez. Nessa ocasião, você não pode tentar fugir.

Mapa:
Sempre crie um mapa para não se perder durante a aventura. Vá desenhando-o enquanto o mestre descreve os locais por onde você passa.

Inventário:
Itens, armas e alimentos podem mudar sua sorte, energia ou habilidade, além de muitas vezes serem úteis durante a aventura. Uma chave, por exemplo, pode abrir portas ou baús. As comidas geralmente recuperam sua energia e as bebidas sua habilidade. Guarde seus itens, armas e alimentos em seu inventário.

Bom jogo! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário